2 Via Cartão Estacionamento Idoso – Emissão 2024

Cartão de estacionamento Idoso

O cartão de estacionamento idoso é disponível desde 2003 para garantir o estacionamento preferencial. A lei é de 2003 e prevê que os estacionamento públicos e privados reservem no mínimo 5% para pessoas com 60 anos ou mais. Essa lei está no estatuto do idoso e as vagas devem ser usadas por pessoas com 60 anos ou mais.

Esse cartão de estacionamento idoso também é conhecido como credencial para vagas exclusivas e autorização especial para estacionamento. Abaixo iremos falar mais sobre como emitir e tirar segunda via do cartão de estacionamento idoso. Iremos falar também de onde o idoso pode usar o cartão.

segunda-via-cartao-idoso

Como emitir o Cartão de estacionamento de Idoso

Para estacionar nas vagas reservadas de idosos e deficientes é preciso de documento que ateste a situação do motorista. O cartão de estacionamento idoso é exemplo desse documento que atesta. Como dito acima esse direito é previsto no estatuto do idoso e a lei é de 2003. Agora iremos falar como emitir o cartão idoso. Depois iremos falar mais sobre a segunda via do cartão idoso.

As instituições responsáveis por emitir o cartão idoso é o detran e a prefeitura do seu município.Portanto para emitir o cartão de estacionamento especial é preciso que procura uma das duas instituições. Os documentos que irá precisar é a cópia e o original da CNH, comprovante de endereço dos últimos 3 meses, CPF e o requerimento do idoso. Esse requerimento pode ser preenchido e impresso online.

O cartão de estacionamento do idoso tem validade em todo território nacional dando direito de estacionar nas vagas destinadas a idosos. Esse cartão pode ser usado em qualquer veículo que o idoso estiver dirigindo. Não precisando o mesmo ser dono. É preciso também que o documento seja usado no formato original. O cartão de estacionamento idoso dá direito ao idoso estacionar nas vagas destinadas porém não isenta do pagamento da zona Azul. O cartão idoso precisa ser renovado a cada cinco anos. Sendo necessário que se entre com o pedido para a renovação 30 dias antes do vencimento.

Como visto acima esse cartão de estacionamento garante muitos direitos aos idosos de igual ou maior de 60 anos. Caso tenha perdido ou extraviado seu cartão idoso é preciso emitir a segunda via. Abaixo iremos falar mais sobre o cartão idoso e como você pode emitir a segunda via do seu cartão idoso.

cartao-idoso-segunda-via

Segunda via do Cartão Idoso

Acima você viu a importância e como pode emitir o cartão estacionamento idoso. Foi explicado que o cartão de estacionamento especial é destinado a pessoas com igual ou mais de 60 anos. Ele dá o direito dessas pessoas de estacionar em vagas destinada a idosos. Agora iremos falar de como você pode emitir a segunda via do cartão idoso de forma rápida.

O primeiro passo quando seu cartão idoso foi perdido ou extraviado é realizar o boletim de ocorrência. Esse documento será necessário na hora da solicitação da segunda via do seu cartão idoso.

Após realizar o boletim de ocorrência você irá precisar ir no detran ou na prefeitura da cidade. Os documentos que irá precisar são CNH, comprovante de endereço dos últimos 3 meses, CPF, boletim de ocorrência e o formulário para o documento.

cartao-idoso

Onde usar o cartão de estacionamento idoso

Como dito acima o cartão de idoso tem validade em território nacional e permite que o idoso estacione nas vagas direcionada a eles. Estacionar nas vagas destinadas a idosos sem documentos é crime e pode ser multado o veículo.

Para estacionar nessas vagas é preciso ter o documento em forma original, não podendo ser cópia. O cartão pode ser usado em qualquer veículo, mesmo o idoso não sendo dono do veículo. O cartão pode ser usado também caso o idoso seja passageiro, não precisando ser motorista. O fato do idoso ter o cartão não o desobriga com seus deveres e leis de trânsito como o pagamento do IPVA.

A forma de usar o cartão é colocar, preferencialmente, na parte frontal do veículo perto do volante. É preciso colocar no lado do documento que aparece os dados pessoais como nome. Como dito acima a lei que prevê a disponibilização de 5% das vagas para idosos é do ano de 2003. Esse direito está previsto no estatuto do idoso.

Se você ficou com alguma dúvida quanto a como emitir a primeira ou a segunda via do cartão idoso pode ter mais informações. Uma das formas de tirar possíveis dúvidas é por meio do detran ou da prefeitura da sua cidade. Essas são as instituições responsáveis pela emissão desse documento.

Acima você entendeu o que é e quais direito são garantidos pelo cartão idoso. Informamos também como você pode emitir a primeira via do cartão idoso. Depois como emitir a segunda via do cartão idoso e como e onde usar o documento.

Se gostou, curta e compartilhe: